quarta-feira, 10 de novembro de 2010

[Pre]Conceito


E então quando a gente enfim acha que acabou, aparece Mayara Petruso.
Não sou escritora, cronista, marxista, nem filiada a partido ..nada disso, sou Nordestina! Nascida em Fortaleza descendente lá de Russas, do interior do Ceará.
Tive tantos sentimentos que precisei colocar no papel!
O primeiro foi: vergonha alheia.
Como já se sabe, não foi o Nordeste que elegeu Dilma. Excluindo a votação daqui ela ainda ganharia com mais de um milhão de votos. E Mayara só pra você saber também: as bolsas que você tanto criticou, são remendos sim e foram criadas no governo do seu canditado FHC! Segundo dados da Caixa Econômica Federal que administra o programa neste ano, a bolsa-escola deve beneficiar 10,7 milhões de crianças (cearenses, paulistas, cariocas, baianas... )ou cerca de 5,9 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros. Ou você também faz o tipo que não gosta de criancinhas?
Mais tudo é culpa dos nordestinos né? Inclusive grande parte da riqueza de São Paulo também.
Mais falando em hipocrisias, Tiririca foi o candidato mais votado onde? E com todo o respeito aos paulistas, pois inclusive tenho grandes amigos e até um cunhado de lá, perguntaram ao Tiririca porque ele não se candidatou aqui no Ceará, e ele respondeu: " Porque lá nao tem abestado!" E nao me digam que foi voto de protesto, porque não acredito que isso seja forma de protestar por um país com mais liberdade, igualdade e fraternidade!
Como não adianta lhe falar da riqueza da nossa cultura, da beleza do nosso bioma, da força da nossa gente, da inteligência e da história do nosso povo, pois você nao deve nem ter o conhecimento de nada disso, por isso o Pré!!! Conceito. Aconselho- lhe então a não falar do que não sabe, do que não conhece! É triste, é vazio, é ignorante!
Seguindo seu "raciocínio" de matar um nordestino afogado( acho que o afogado é devido às nossas tão famosas e belíssimas praias onde tantos de vocês vêm passar férias aqui e assim conseguir pegar um sol e ver o céu azul) só posso acreditar que você também é conivente com esse grupo de extermíno que existe para diminuir os moradores de rua, já que pra você, eles não são seres humanos e sim um estorvo.
Não me importa quão rica você seja na sua cidade, talvez até as custas do trabalho de um nordestino, da mesada do papai, ou pelo suor da transferência de herança, mas me entristece ver o quão pobre de espirito, de cultura és tu! Mas você é só o reflexo de uma sociedade...e se acha tão mais inteligente do que nós, que apesar de toda a disparidade regional que existe, foi você, a cidadã da região "culta" , que "pegaram pra cristo".
Parafraseando o grande José Saramago: o pior da humanidade é a própria humanidade
Obrigada Mayara! Quando vejo pessoas iguais a você, tenho o meu melhor e mais forte sentimento: o orgulho de ser nordestino...e da cabeça chata!
" O Nordestino é antes de tudo um forte! "

Um comentário:

  1. Como certa vez nos disse Sartre, "o inferno são os outros". Para algumas pessoas, adoecidas pela catarata da ignorância e da empáfia, o mundo é um lugar de sombras, pessoas descartáveis e de estreitezas. São pessoas tristes, que não merecem a atenção de um texto tão bem costurado quando este! Abraços, amore mio!

    ResponderExcluir